A revolução das "novelas" Orientais

domingo, 24 de maio de 2009

Depois dos animes saírem do Japão e ganharem o mundo, agora chegou a vez dos Doramas que é basicamente a definição generalizada do gênero novela oriental, seja ela J-Drama (Drama Japonês), K-Drama (Drama Koreano) e C-Drama (Drama Chinês).

Alguns, a primeira vista, irão se encher de pedras na mão e partir com mil e um preconceitos contra as “novelas” orientais, afinal são novelas como as brasileiras, certo? ERRADO! O estilo oriental de novela é completamente diferente, com um roteiro beirando mais para um mangá/anime shoujo do que para o estilo de novela ocidental. A segunda grande diferença está no número de episódios, beirando sempre a média de treze a no máximo vinte e seis em sua grande maioria.

No entanto, o ponto mais forte que difere os J-Dramas das novelas propriamente ditas é a questão do enquadramento do psicológico do personagem, que se torna muitas vezes o próprio cenário da trama, o modo de pensar e como agir durante a vida reflete inteiramente na história, não se trata apenas em ter um corpo bonito, mas sim como se tornar uma pessoa melhor e o mais feliz possível.

As mais diversas histórias de J-Drama seguem em comum com esse padrão, enxergar a felicidade nas pequenas coisas, como ganhar um simples bolinho de arroz e sorrir profundamente.

No Japão essas histórias são montadas para pessoas de todas as idades, mas o interessante mesmo, é que os doramas estão cativando os jovens fora da terrinha do sol nascente e está impressionando até mesmo o governo nipônico, que agora está montando uma forte campanha não somente com anime e mangá mas também com suas novelas orientais.

É visivelmente mais fácil mostrar boa parte da cultura e do dia a dia do Japão através de imagens reais de ruas e dos costumes, do que com desenhos.

Apesar das diferenças, anime e J-drama tem muito em comum já que muitos dramas japoneses nasceram através dos grandes sucessos dos desenhos orientais.

Dentre eles podemos citar "Koizora", "Cyborg Girl" , "Honey Clover", "Zettai Kareshi","Hana Yori Dango" e muito mais. As novelas possuem algumas diferenças nas histórias, sempre alguns fatos e acontecimentos são modificados para que o enredo fique o mais aceitável possível na realidade das produtoras, porém o enredo se mantém o mesmo e a parte central do que se caracteriza cada anime permanece inalterado nos J-dramas.

Os J-Dramas tendem a crescer cada vez mais não somente no Japão, mas a expectativa do governo japonês é que em breve possam bater de frente com séries grandes dos Estados Unidos e se tornarem uma referência não apenas ao público ligado na cultura japonesa, mas acessível a todos que queiram apreciar as belas histórias que os dramas japoneses tem a oferecer.

Vai agora, na sequencia, uma pequena lista de alguns doramas que realmente valem a pena serem vistos, e garanto: quem gosta do gênero de anime/mangá japonês não ficará indiferente com relação a nenhum desses títulos.
Hana Yori Dango - Atores de qualidade em especial a Inoue Mao fazendo o papel principal de Makino Tsukushi. Uma garota normal estudando em um colégio para a elite e "atormentada" pelos F4 o grupo de garotos mais poderosos e bajulados do colégio. Chore de tanto rir e torça pelo casal inusitado que se forma nesse enredo que foi baseado em um mangá de mesmo nome e de extremo sucesso.
Love Hina - Pensou em Love Hina com pessoas? Sim, esse J-Drama é basicamente igual à Love Hina, as garotas, a pensão e um cara nerd que apanha das beldades estão presentes, com um pequeno aditivo de que esse título possui cenas EXTREMAMENTE picantes e não recomendadas para menores de idade.
Zettai kareshi - A história é baseada na vida de Riko Izawa, uma garota sem muita sorte no amor. Depois de ajudar um desconhecido, Riko recebe como recompensa a chance de ter seu namorado ideal. Embrulhado, seu amor chega por encomenda. Ele é um andróide, projetado pela empresa Kronos Heaven para ser o namorado perfeito. Para acordá-lo basta um beijo, e logo Riko tem a seu dispor o mais apaixonado e compreensivo dos homens. Porém as coisas não saem como planejadas...
Kaoizora - Koizora é um fenômeno literário no Japão. Foi publicado num site para celulares, o "Mahou no iRando" e dizem ter sido baseado em fatos reais, escritos por Mika (nome da personagem principal). Koizora conta a história de uma jovem estudante que quer se apaixonar assim que entra no colegial. Um dia, ela passa a receber ligações de um rapaz misterioso . Dia após dia, conversa após conversa, ele vai conquistando o coração de Mika. Mika e Hiro começam a viver uma paixão intensa, mas, um dia, ele a abandona sem motivo e sem lhe dar satisfações.
Cyborg Girl - Jiro é um universitário cuja vida é tão triste que não tem amigos, namorada ou familiares para comemorar seu aniversário. Um ano, enquanto compra um presente para si mesmo, conhece uma bela garota com a que passa a tarde. Ao chegar a noite, a garota diz que tem que ir embora, mas não sem antes confessar a ele que veio do futuro. O tempo passa e Jiro não volta a vê-la... até que no seu aniversário seguinte ela aparece novamente, dessa vez para mudar seu destino.

Por Nathália Nóbrega

Links para baixar Doramas e Lives:

Link para baixar direto o filme Cyborg Girl

Fansub "Haitou" com Doramas, Lives e animes para baixar(Tem que se cadastrar, só é deixar o email e é de graça)


Fansub "Jdrama" para baixar somente Doramas (Tem que se cadrastar e é também de graça)

Trailer de Hana Yori Dando Final Movie:


Justificar

11 comentários:

Unknown on 24 de maio de 2009 às 10:51 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown on 24 de maio de 2009 às 10:56 disse...

Oi!
pois é, post muito louco. Oo
às vezes é bom sair da rotina ^^
auhshuahsa

Ai, adoro o filme do post anterior *-*
só não vi o 2 ainda :x
e nem sabia que era livro Oo
vou baixar tudo *------*

fiquei até com vontade de baixar alguns dos j-dramas aew, parecem ser legais *-*

já falei que adoro aqui né?
então é isso. :D

beijão, amei o post :*

H. Steiner' on 24 de maio de 2009 às 10:56 disse...

AAAAAAAAAAH! *-*
eu simplesmente AMO doramas ><
não importa se é coreano ou chinês, se bem que eu gosto mais dos japoneses ;)

boom, amei o blog *-*
mais uma nova seguidora aqui.
=**

Priscila on 24 de maio de 2009 às 11:35 disse...

né. sou a do meio, de blusa lilás. 8D
OMG. eu queria morar numa cidade que tivesse vários desses eventos. xD

AIIN. doramaaas. amo. *-*
*lendo*
OMG. os doramas são MIL VEZES melhores que essas novelas réas ocidentais que sempre mostram a mesma coisa: o mocinho e a mocinha que se apaixonam, dizem mil e uma vezes que se amam, mas na primeira discussão esse "amor eterno" acaba e no final eles ainda ficam juntos. -.-'
aah, to doida pra baixar Koizora, mas to esperando logo terminar de baixar Akai Ito, outro dorama perfeito. *-*
são muitos na minha lista. xD
outro dorama mara é Taiyou no Uta. queria até sugerir um post sobre ele. ^^
a história é uma lição de vida, igual à Akai Ito, que envolve vários assuntos polêmicos dos jovens, como morte prematura, suicídio, ciúme etc. :]
Love Hina tem dorama? LiveAction? O.O
ok, essa me pegou de surpresa. xD
aaah, eu tenho cadastro no Haitou. *-*

Priscila on 24 de maio de 2009 às 11:38 disse...

ok, ignore o tamanho dos meus comentários. xD

H. Steiner' on 24 de maio de 2009 às 12:39 disse...

ain, de nada. *-*
eu realmente AMEI o blog!
:D
err... eu sou irmã gemea da Prixty xP
ahuheuaheuaheuheuheu.

aaaaah, teu post é perfeito *-*
já tem dois novos doramas que quero baixar.
\õ\

aah, obrigada :D
bjosmil :*

Sazonitos on 24 de maio de 2009 às 13:18 disse...

Adoro a cultura japonesa mas nunca vi um dorama.Já tinha ouvido falar mas nunca assisti.
Vou ver se baixo algum!

Beijoaparece!

Alinè

scarlett on 24 de maio de 2009 às 14:30 disse...

Isso tudo é novidade pra mim.
Legal a dica. Entra na fila de coisinhas pra ver/ler/ouvir.
Bjs

Yukito Tsukishiro on 25 de maio de 2009 às 07:00 disse...

caraca eu sou mto ligado a ANIMES e TOKUSATSUS e essas coisas JAPAS!!! e eu adoro!!!!
tem ate no Youtube uma micro novela brasileira q eu acompanhada demais com 2 minas japonesas - era bem bacaninha... Agora essas eu num conhecia!!! Mto bom!!!

henrique teixeira on 26 de maio de 2009 às 17:20 disse...

Adorei, amei os japas... "jaja" vou indicar este texto no meu blog. Para qeu meus leitores se jogam no seu blog!
AMUAAAAAAAAA

Bjus e bjaços

xxhenrique teixiera

Priscila on 29 de junho de 2010 às 17:46 disse...

Olha, eu fui procurar por imagens de Hana Yori Dango no google e seu blog apareceu, que lindo *-*

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada